O PPP eletrônico é um documento importante, pois nele devem constar todas as informações relativas ao empregado relativo à exposição a agentes nocivos e ao ambiente de trabalho que ofereça riscos à sua saúde.
O envio do Perfil Profissiográfico Previdenciário tornou-se uma ação obrigatória desde 01/01/2023, sendo assim, todas as empresas precisam cumprir com essa exigência.
Ou seja, é por meio dele que a empresa informa as condições de trabalho, bem como os agentes que podem causar danos ao colaborador.
Todos os eventos devem ser informados por meio do eSocial e transmitidos através do S-2240. O não envio das informações gera pagamento de multas para o empresário.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto.
PPP eletrônico: como enviar as informações
Cumprindo as exigências legais, as empresas precisam enviar as informações sobre o perfil profissiográfico acessando o sistema eSocial usando o certificado digital.
Visando trazer maior facilidade para o cumprimento das obrigações, o Governo Federal desenvolveu o eSocial, um sistema eletrônico onde todas as informações trabalhistas podem ser enviadas.
Dessa forma, tanto o PPP eletrônico, como dados trabalhistas e fiscais podem ser enviados de forma unificada e muito mais eficiente.
Como fazer o preenchimento do PPP eletrônico?
O passo a passo para preenchimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário é bem simples e prático, uma vez que o sistema é bastante intuitivo.
Veja a seguir:
1. Acesse o eSocial com o certificado digital da empresa;
2. Clique no menu “Gestão de Empregados”;
3. Em seguida, escolha a opção “Eventos não periódicos”;
4. Escolha a opção S-2240 referente a Condições Ambientais do Trabalho e Fatores de Risco;
5. Clique na opção “Novo”;
6. Comece a preencher as informações solicitadas, que incluem as condições de trabalho e perfil profissiográfico do trabalhador, conforme as exigências legais;
7. Envie todos os documentos solicitados, incluindo laudos técnicos, entre outros. Para registrar as informações enviadas é preciso clicar em “salvar”.
8. Mais uma vez revise todas as informações para não enviar dados incorretos.
9. Clique em “Enviar”.
Quais são os cuidados ao enviar as informações sobre o Perfil Profissiográfico Previdenciário?
O PPP eletrônico trouxe grandes facilidades para os empresários, pois seu preenchimento é muito mais prático e rápido.
No entanto, é importante que o responsável pelo preenchimento se atente às questões legais, incluindo as normas e regulamentos que regem esse documento tão importante para o trabalhador.
Sendo assim, a indicação é que o Técnico ou Engenheiro especializado em segurança no trabalho envie as informações relativas ao PPP eletrônico.
Embora o envio do PPP eletrônico seja obrigatório a partir de 01 de janeiro de 2023, é importante ressaltar que diz respeito a eventos ocorridos após essa data.
Portanto, para ocorrências anteriores, será aceito o envio do perfil profissiográfico previdenciário ainda no formato físico.
Com a inovação na forma de envio, esse documento tão importante pode ser emitido para trabalhadores expostos a agentes nocivos ou não.
Serviços contábeis para auxiliar na gestão do seu negócio
As preocupações relativas ao envio do PPP eletrônico são pertinentes, pois se trata de uma questão legal e de muito importância para o trabalhador.
Contar com serviços contábeis de qualidade, te deixará mais livre para gerir sua empresa eficientemente, aproveitando todas as potenciais chances de expansão do seu negócio, cumprindo sempre as determinações legais.
A 4Four especializada em serviços contábeis, por isso, oferece as melhores soluções para sua empresa atuar no mercado eficientemente.
Valorize seu negócio! Venha fazer parte da 4 Four.